Devemos usar 2 Fraldas Geriátricas sobrepostas para evitar vazamentos?
É prática comum entre familiares e cuidadores de idosos colocar 2 fraldas geriátricas sobrepostas, em especial no período noturno, com a expectativa de que isso diminua a possibilidade de extravasamento da urina.
Mas será que isso é uma boa prática? A resposta é não! A seguir vamos explicar os porquês.
O primeiro motivo que devemos considerar sempre é no conforto do usuário, e uso simultâneo de 2 fraldas geriátricas sobrepostas é extremamente desconfortável para ele! Você consegue imaginar o incômodo contínuo e a dificuldade de movimentação, causados pelo uso simultâneo de dois produtos absorventes?
Mas além de nem sempre resolver a questão do vazamento essa pratica pode desencadear uma série de problemas. 2 fraldas geriátricas sobrepostas aumentam a temperatura local em função do abafamento, e este fator, associado à umidade, favorece o desenvolvimento de lesões da pele, como a DAI – Dermatite Associada à Incontinência, conhecida popularmente como “assaduras”.
A DAI é uma inflamação da pele na região do corpo coberto pelas fraldas geriátrica: períneo, nádegas, abdômen inferior e coxas. O aumento da temperatura e da umidade local deixam a pele mais suscetível à irritação ocasionada pelo contato prolongado com urina e fezes. A área afetada apresenta eritema (vermelhidão) e pode progredir para erosões cutâneas e infecção secundária, ocasionada por fungos e bactérias.
Uma outra questão relacionada ao uso de 2 fraldas geriátrica sobrepostas está na maior possibilidade de ocorrer fricção (atrito) e cisalhamento (combinação de gravidade e fricção), que, associados à umidade, são fatores de risco para o desenvolvimento de Lesão por Pressão, neste caso, principalmente, na região sacral.
Outra questão que devemos considerar é com relação ao uso de 2 produtos é a questão do custo: gasta-se duas vezes mais! Mesmo assim, muitas famílias autorizam os cuidadores a manter a prática, com a expectativa de que resolva o problema dos vazamentos e das noites mal dormidas.
Quando consideramos os custos, no caso do uso de 2 Fraldas Geriátrica sobrepostas, a pessoa que necessita de 5 trocas em 24h, terá utilizado dez fraldas em um único dia! Além disso, com os episódios frequentes de vazamentos, há maiores custos relacionados à necessidade de lavagem de roupas pessoais e roupas de cama, como água, sabão e energia elétrica.
Outro fator a considerar é a questão do impacto ambiental. O volume de lixo das fraldas geriátrica é grande, quando usamos 2 fraldas geriátrica simplesmente dobramos esse volume.
2 Fraldas Geriátrica absorvem melhor do que uma?
Não, a segurança contra vazamentos não é maior do que quando se usa uma boa fralda geriátrica de boa qualidade e alta absorção e que esteja adequadamente colocada.
Entenda melhor:
Ao colocar duas fraldas geriátrica sobrepostas, a cobertura externa da fralda que está em contato direto com o corpo (primeira fralda), não permite a passagem de urina para a segunda fralda. A aparente “contenção” de vazamentos, resulta em maior exposição à umidade, e, portanto, maior risco de lesões da pele.
Nesta situação, muitas pessoas utilizam recursos como “furar” a primeira fralda geriátrica, para que a urina passe para a segunda fralda geriátrica. Ao “furar” uma fralda geriátrica, os componentes internos da fralda geriátrica como o gel absorvente e a celulose, entram em contato direto com a pele do usuário. Na próxima troca, o cuidador necessitará retirar estes produtos aderidos a pele. Nestes casos, a fricção realizada durante a limpeza, também aumenta o risco de lesões da pele.
Portanto, para a melhor absorção, é necessário optar por produtos absorventes de alta performance, que absorvem rapidamente a urina e evitam o retorno de líquido para a superfície da fralda geriátrica, além de ter dupla camada de absorção, resultando em maior conforto e segurança para o usuário e em benefícios para a saúde da pele.